Sábado – Pense por si

Os gastos milionários do SNS e das autarquias com a pandemia

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 23 de abril de 2020 às 07:00

Quase metade dos testes à Covid-19 em Portugal são feitos por privados. Reportagem nos centros de rastreio de laboratórios privados requisitados pelo SNS.

Sentada numa cadeira, Andreia Fragoso cerrava os punhos de nervosismo. O primeiro teste ao Covid-19 tinha dado positivo e, naquela ampla (e vazia) sala do Centro de Congressos do Estoril, a técnica do laboratório Germano de Sousa preparava-se, de zaragatoa na mão, para fazer a segundo avaliação à jovem de 19 anos. A própria acredita que está infectada: "Eu trabalho num lar onde já faleceram algumas pessoas devido a esta doença. Eles tentam esconder isso", explicou à SÁBADO no centro de testagem aberto pelo município de Cascais. Os sintomas também são suspeitos: é "uma gripe que se confunde com asma" e muito cansaço, descreveu. "Nos primeiros dias senti-me péssima. Até cheguei a ficar quatro dias 'sem respirar' e com perda de olfato."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.

A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.