Sábado – Pense por si

Acordos de Alvor: como Portugal negociou a independência de Angola

Ana Taborda
Ana Taborda 08 de janeiro de 2025 às 23:00

Fechados num hotel do Algarve, com ligações telefónicas cortadas e vigiados por várias forças de segurança, portugueses e angolanos assinaram um acordo histórico – e falhado.

Faltava quase uma semana para o início da Cimeira do Alvor quando os hóspedes alojados no Hotel da Penina começaram a ser transferidos para outra unidade cinco estrelas, o Hotel da Rocha, a 10 quilómetros da localidade algarvia. No dia 10 de janeiro de 1975, data de início do encontro, o Penina estava há vários dias inteiramente reservado – e controlado – pelo Governo português.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.