Sábado – Pense por si

Operação Tampinhas permitiu entregar equipamentos a 50 entidades do Grande Porto

10 de dezembro de 2018 às 16:52
As mais lidas

A recolha de 46 toneladas de tampas plásticas, no âmbito da Operação Tampinhas, permitiu a entregue de andarilhos e desfibrilhadores no valor de 24.400 euros.

A Lipor entregou hoje equipamentos como andarilhos e desfibrilhadores, no valor de 24.400 euros, a 50 entidades do Grande Porto no âmbito da 13.ª fase da Operação Tampinhas, que resultou na recolha de 46 toneladas de tampas plásticas.

A cerimónia que teve o nome "Um Gesto. Duas Causas", referindo-se ao duplo objectivo desta campanha - a defesa do ambiente e a solidariedade -, juntou esta manhã no auditório da Lipor, em Baguim do Monte, Gondomar, autarcas, administradores, dirigentes associativos, representantes e utentes de várias instituições, dos corpos de bombeiros, delegações da Cruz Vermelha, centros sociais, desportivos, entre outros.

Em causa está uma campanha que a Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto tem em marcha desde 2006, sendo que no total das 13 fases foram apoiadas 524 entidades ou pessoas em nome individual.

A Operação Tampinhas consiste na separação das tampas de plástico de embalagens que são entregues separadamente na Lipor, bem como outras instituições associadas à campanha.

O produto da venda dessas tampinhas reverte integralmente a favor da compra de material ou equipamento ortopédico para doação a instituições e particulares.

Entre Janeiro e Dezembro de 2017, período ao qual se refere a 13.ª fase hoje apresentada, a Lipor recolheu 46 toneladas de tampas, o equivalente a 24.400 euros, receita que reverteu para 50 entidades.

"Este é o resultado de uma vontade comum de escolas, municípios, cidadãos anónimos e empresas retomadoras, entre muitos outros, que, através de um pequeno gesto, defendem duas causas: o ambiente e a solidariedade", lê-se na descrição da Lipor sobre a campanha.

O vice-presidente da Câmara do Porto e administrador da Lipor, Filipe Araújo, frisou na cerimónia que "um pequeno gesto pode ajudar muitos".

"Temos uma consciência social. O impacto desta campanha é muito relevante. A Lipor continuará a contribuir para as causas sociais", disse o autarca, elogiando o empenho das associações e o envolvimento das escolas, entre outras instituições.

Almofadas, andarilhos articulados, cadeiras de banho, canadianas, camas articuladas, colchões antiescaras e desfibrilhadores, entre outros equipamentos, foram entregues pela Lipor, sendo que o material mais procurado são as cadeiras de rodas (24 entregues nesta fase).

No total das 13 fases foram distribuídos 1.437 equipamentos, 346 dos quais cadeiras de rodas, 126 camas articuladas e 118 colchões tripartidos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.