NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
As condições meteorológicas de nevoeiro e a indisponibilidade temporária do ILS no controlo de tráfego aéreo causaram impacto nas aterragens do aeroporto Francisco Sá Carneiro, provocando desde sexta-feira cancelamentos de voos.
A operação aeroportuária no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, do Porto, já decorre "sem restrições", com condições meteorológicas favoráveis e "recuperação dos voos cancelados", disse este sábado à Lusa, fonte da ANA - Aeroportos de Portugal.
Aeroporto Sá Carneiro, no Porto
As condições meteorológicas de nevoeiro e a indisponibilidade temporária do ILS (instrumento de apoio a aterragens) no controlo de tráfego aéreo causaram impacto nas aterragens do aeroporto Francisco Sá Carneiro, provocando desde sexta-feira cancelamentos de voos.
"A partir das 06h30, as condições meteorológicas melhoraram permitindo as aterragens", refere a ANA, numa resposta escrita à Lusa, na sequência de um pedido de esclarecimentos.
No entanto, apesar de questionada, a empresa não precisa o número de voos ainda cancelados durante o dia de hoje.
"Neste momento, a operação aeroportuária realiza-se sem restrições prevendo-se que assim continue ao longo do dia, com condições meteorológicas favoráveis e recuperação dos voos cancelados", acrescenta.
O nevoeiro, aliado à inoperacionalidade temporária do sistema de aterragem por instrumentos (ILS), devido às obras em curso no Aeroporto do Porto, provocaram na sexta-feira o cancelamento de mais de duas dezenas de voos.
De acordo com a página na Internet da ANA - Aeroportos de Portugal, durante o dia de hoje estavam cancelados onze voos, a maior parte dos quais relativos a chegadas.
A mesma situação já se tinha verificado na segunda-feira, 26 de maio, dia em que a NAV Portugal adiantou à agência Lusa que o nevoeiro que se fez sentir nessa manhã na zona do Porto "teve algum impacto nas operações no Aeroporto Sá Carneiro, com registo de divergências nas primeiras duas horas de operação".
"Importa sublinhar que o sistema de aterragem por instrumentos do Aeroporto do Porto se encontra temporariamente fora de serviço de forma programada devido às obras em curso naquela infraestrutura", indicou então a empresa responsável pela gestão do tráfego aéreo.
Na segunda-feira, a NAV explicou que "a conjugação entre a indisponibilidade temporária do ILS e as condições de visibilidade reduzida explica as restrições verificadas" naquele dia, o que se voltou a verificar na sexta-feira.
A NAV disse ainda que a situação no Aeroporto do Porto "foi comunicada atempadamente a todos os operadores aéreos e enquadra-se no planeamento habitual para este tipo de intervenções".
As obras estão previstas decorrerem até fevereiro de 2026.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres