Sábado – Pense por si

Operação Influencer: "O primeiro-ministro está a fazer uma pressão enorme"

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 10 de novembro de 2023 às 13:23

O despacho de indiciação do processo Influencer mostra como vários membros do Governo pressionaram institutos, autarcas, funcionários camarários a favor do interesse privado da Start Campus.

No dia 13 de setembro de 2023, o CEO da Start Campus Afonso Salema entrou em São Bento para se reunir com Vítor Escária, chefe de gabinete do primeiro-ministro, António Costa. Salema estava sozinho mas deveria estar acompanhado pelo seu consultor Diogo Lacerda Machado, amigo e padrinho do líder de Executivo, que teve um impedimento de última hora. Um dos principais objetivos daquela reunião era colocar pressão sobre a Câmara Municipal de Sines, que colocava obstáculos ao licenciamento urbanístico e ordenamento de território — e pressionar o presidente da câmara Nuno Mascarenhas "se necessário", lê-se no despacho de indiciação da Operação Influencer, a que aSÁBADOteve acesso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.