Concelhos-chave são concelhos onde é expectável que haja um elevado número de votantes e onde, nas últimas eleições, houve mudanças significativas na intenção de voto.
Oeiras é o 6º concelho-chave das eleições Legislativas 2022, o 5º município mais densamente povoado do País, o 10º com mais eleitores e pertence ao distrito de Lisboa, o círculo eleitoral do País onde se elegem mais deputados: são 48. Como seria expectável, a luta pelos votos no distrito mais populoso de Portugal é tão determinante que contém quatro concelhos-chave incluindo, além do da capital, os de Cascais e Sintra.
A carregar o vídeo ...
Oeiras: O 6.º concelho-chave das eleições Legislativas 2022
Nas últimas eleições Legislativas, em 2019, o PS venceu o PSD no concelho de Oeiras por pouco menos de 7000 votos, uma margem, ainda assim, confortável. No mesmo ano, Oeiras representou 8,38% de todos os votantes no distrito de Lisboa.
Dizer que este é um concelho-chave extremamente volátil peca por defeito já que, em escrutínios com a sua própria orgânica e motivações, os oeirenses sempre souberam distinguir entre escolher os seus representantes para Autárquicas e para Legislativas. Desde 1979 que a autarquia é um bastião intocável da direita marcada pelo nome incontornável de Isaltino Morais, presidente da câmara municipal em nove (!) ocasiões.
Paradoxalmente, desde as primeiras eleições Legislativas em 1976, o concelho de Oeiras já mudou de cor de partido vencedor por vezes.
Os oeirenses responderam à chamada às urnas em 2019 uma vez que, de todos os concelhos-chave de 2022, o de Oeiras foi onde a taxa de abstenção foi a mais baixa: 37,08%. Nas mesmas eleições Legislativas, de todos os concelhos do País, o de Oeiras foi o 3º com uma votação mais relevante para o Livre, o 4º para a IL e o 5º para o CDS-PP.
Legislativas 2019
Foram precisos 20 233 votos para, no distrito de Lisboa, eleger cada deputado.
Deputados eleitos: PS 20, PSD 12, BE cinco, PCP-PEV quatro, PAN e CDS-PP dois cada, e IL, LIVRE e CHEGA um cada, no total do distrito de Lisboa.
Só os votos no PS (33,68%) e PSD (26,19%) elegeram um deputado cada em Oeiras.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A forma mais encoberta da violência obstétrica, isto é, a violência verbal, inclui comentários desrespeitosos, reprimendas desnecessárias, ironia, insultos, ameaças, culpabilização e humilhação da grávida.
Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.
É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).
A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.