Sábado – Pense por si

Oeiras: O 6.º concelho-chave das eleições Legislativas 2022

Concelhos-chave são concelhos onde é expectável que haja um elevado número de votantes e onde, nas últimas eleições, houve mudanças significativas na intenção de voto.

Oeiras é o 6º concelho-chave das eleições Legislativas 2022, o 5º município mais densamente povoado do País, o 10º com mais eleitores e pertence ao distrito de Lisboa, o círculo eleitoral do País onde se elegem mais deputados: são 48. Como seria expectável, a luta pelos votos no distrito mais populoso de Portugal é tão determinante que contém quatro concelhos-chave incluindo, além do da capital, os de Cascais e Sintra.

A carregar o vídeo ...

Nas últimas eleições Legislativas, em 2019, o PS venceu o PSD no concelho de Oeiras por pouco menos de 7000 votos, uma margem, ainda assim, confortável. No mesmo ano, Oeiras representou 8,38% de todos os votantes no distrito de Lisboa.

Dizer que este é um concelho-chave extremamente volátil peca por defeito já que, em escrutínios com a sua própria orgânica e motivações, os oeirenses sempre souberam distinguir entre escolher os seus representantes para Autárquicas e para Legislativas. Desde 1979 que a autarquia é um bastião intocável da direita marcada pelo nome incontornável de Isaltino Morais, presidente da câmara municipal em nove (!) ocasiões.

Paradoxalmente, desde as primeiras eleições Legislativas em 1976, o concelho de Oeiras já mudou de cor de partido vencedor por vezes.

Os oeirenses responderam à chamada às urnas em 2019 uma vez que, de todos os concelhos-chave de 2022, o de Oeiras foi onde a taxa de abstenção foi a mais baixa: 37,08%. Nas mesmas eleições Legislativas, de todos os concelhos do País, o de Oeiras foi o 3º com uma votação mais relevante para o Livre, o 4º para a IL e o 5º para o CDS-PP.

Legislativas 2019

Foram precisos 20 233 votos para, no distrito de Lisboa, eleger cada deputado.

Deputados eleitos: PS 20, PSD 12, BE cinco, PCP-PEV quatro, PAN e CDS-PP dois cada, e IL, LIVRE e CHEGA um cada, no total do distrito de Lisboa.

Só os votos no PS (33,68%) e PSD (26,19%) elegeram um deputado cada em Oeiras.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).

Ajuizando

Justiça fiscal em debate

A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.