Sábado – Pense por si

OE2019: PS propõe mais meio milhão de euros para a PJ

No aditamento, o grupo parlamentar do PS justifica que "a proposta de alteração visa reforçar a capacidade de investimento da PJ", dando "o devido enquadramento à aposta no apetrechamento técnico e melhoria de recursos desta entidade".

O PS propôs esta sexta-feira mais meio milhão de euros para a Polícia Judiciária (PJ) em sede de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), para reforçar a capacidade de investimento deste órgão de polícia criminal.

No aditamento, o grupo parlamentar do PS justifica que "a proposta de alteração visa reforçar a capacidade de investimento da PJ", dando "o devido enquadramento à aposta no apetrechamento técnico e melhoria de recursos desta entidade".

Na terça-feira, a Lusa noticiou que o orçamento global do Ministério da Justiça para 2019 atinge os 1,468 mil milhões de euros, distribuídos entre o funcionamento de serviços e organismos, no total de 1,396 mil milhões de euros, que representa 95,1% das verbas afectas e o investimento com 72,6 milhões de euros (4,9%).

O gráfico de distribuição do orçamento para o funcionamento dos organismos e serviços da área da justiça indica que a PJ terá ao seu dispor no próximo ano pouco mais de 113 milhões de euros, menos 1,663 milhões de euros do que os disponíveis em 2018 ou uma diminuição de 1,4%.

No dia seguinte, a ministra da Justiça garantiu no parlamento que a "qualidade da justiça e a investigação criminal sairão reforçadas" com a proposta de OE2019, com destaque para o papel PJ.

"A Polícia Judiciária tem e deve continuar a ter um contributo determinante na melhoria da capacidade de esclarecimento do crime económico-financeiro, em particular da corrupção, sob a direcção do Ministério Público (MP)", disse Francisca Van Dunem ao intervir no Parlamento, em Lisboa, no início do debate na especialidade da proposta de OE2019 para o sector da Justiça.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.