Segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, em relação ao mês anterior, o número de desempregados registados diminuiu 4,4%
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 19,9% em Abril, face a igual mês de 2016, para 450.961 pessoas, representando a maior redução em termos homólogos desde que há registo.
Segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em relação ao mês anterior, o número de desempregados registados diminuiu 4,4%, o que representa menos 20,5 mil pessoas.
A redução homóloga (correspondente a 112 mil pessoas), que ultrapassou a registada no mês de Março (18%), coloca o desemprego registado ao nível de Janeiro de 2009, alcançando-se a maior diminuição homóloga do desemprego registado desde que há registo (1989).
Para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2016, contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para as reduções observadas nos homens (21,6%), os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos (18,7%), os inscritos há menos de um ano (22,9%), os que procuravam novo emprego (19,5%) e os que possuem como habilitação escolar o secundário (19%).
Segundo o IEFP, o desemprego afectava em Abril 50.694 jovens, o que representa uma redução homóloga de 28,4% (menos 20,2 mil jovens) e uma redução mensal de 8,3% (menos 4,6 mil jovens).
Já o número de desempregados de longa duração foi de 223,7 mil no mês de Abril, diminuindo 16,6% em relação ao mês homólogo (menos 44,5 mil pessoas) e 1,9% em termos mensais (menos 4,3 mil pessoas).
A nível regional, comparando com o mês de Abril de 2016, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, destacando-se o Algarve e o Centro com as descidas percentuais mais acentuadas, respectivamente 27,9% e 22,2%.
Em relação ao mês anterior, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, destacando-se o Algarve com a descida percentual mais elevada, 21,6%.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."