Sábado – Pense por si

Novos casos de covid-19 atingiram pico, mas internamentos não

Diretor de serviços de Informação e Análise da Direção-Geral de Saúde apresentou dados durante a reunião no Infarmed.

André Peralta Santos, diretor de serviços de Informação e Análise da Direção-Geral de Saúde (DGS), anunciou que se verificou um pico da segunda vaga da pandemia do novo coronavírus a 25 de novembro. 

Durante a reunião do Infarmed, Peralta Santos afirmou: "Há consolidação de um pico. Atingiu-se a incidência máxima cumulativa no dia 25 de novembro. Há uma tendência de descida."

A incidência em todas as idades também tem uma tendência decrescente. Contudo, "ainda não há um pico claro nos internamentos, esperamos que esteja para breve. Este delay [atraso] é esperado, faz parte da evolução natural da doença", frisa Peralta Santos.

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam hoje a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas para o Natal.

Segundo informação adiantada à agência Lusa por fonte do gabinete do primeiro-ministro, António Costa, para esta reunião, que decorrerá como habitualmente no Infarmed, em Lisboa, foram ainda convocados a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e o Patriarcado de Lisboa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, juntam-se assim aos representantes dos partidos com assento parlamentar e aos parceiros sociais para ouvir e questionar os especialistas, participando habitualmente nestas reuniões os conselheiros de estado por videoconferência.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.