Sábado – Pense por si

Novo alerta para mensagens fraudulentas enviadas em nome da Autoridade Tributária

Este é o sétimo alerta que a AT efetua desde o início do ano.

Vários 'emails' fraudulentos estão a ser enviados a contribuintes supostamente em nome da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e a maioria tenta convencer os destinatários sobre o pagamento de um reembolso.

"Prezado(a) contribuinte: informamos que o sistema informático identificou um reembolso de imposto pendente associado ao seu NIF (Número de Identificação Fiscal). Para evitar atrasos no processamento, confirme os seus dados bancários através do portal seguro. O procedimento é rápido e obrigatório para a validação do reembolso", refere o corpo de uma dos 'emails' falsos que a AT partilhou hoje no seu portal, e que, de seguida, fornece um 'link' malicioso.

Este novo alerta de fraude - o sétimo que a AT efetua desde o início do ano - mostra vários exemplos de 'emails', sendo que quase todos usam o logótipo da AT e a maioria acena com o pagamento de reembolsos, fornecendo 'links' maliciosos que, se abertos, poderão dar acesso a dados relevantes do visado, nomeadamente bancários.

Num outro exemplo de 'email' fraudulento partilhado pela AT neste novo alerta, a mensagem inclui mesmo 'campos' para as pessoas colocarem os dados do seu cartão bancário (número, data de validade e CVV).

Perante estas situações a AT reitera que as mensagens em causa devem ser ignoradas e apagadas, pois o seu objetivo "é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos 'links' sugeridos ou a efetuar pagamentos indevidos".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.