Nove das 23 barras do continente foram fechadas à navegação devido à agitação marítima e na zona norte apenas o porto de Leixões está aberto a toda a navegação
Nove das 23 barras do continente foram fechadas à navegação devido à agitação marítima e na zona norte apenas o porto de Leixões está aberto a toda a navegação, informa a Autoridade Marítima Nacional na sua página de internet.
Desde as 21h de sábado, pelo menos, foram encerradas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto.
Na região norte apenas o porto de Leixões tinha a barra aberta, mas em Viana do Castelo o acesso foi condicionado, com as embarcações com mais de 30 metros a serem autorizadas a entrar ou sair da barra.
A barra da Nazaré mantém-se aberta a toda a navegação, mas mais a sul, em São Martinho do Porto, a barra foi encerrada devido ao mau tempo.
No resto do país, na zona sul e nos arquipélagos, as barras estão todas abertas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos do país sob Aviso Vermelho entre hoje e segunda-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 14 metros.
Os distritos com Aviso Vermelho – o aviso mais grave do IPMA, numa escala de quatro, que indica situações meteorológicas de risco extremo – são o Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
Nos dez distritos sob aviso meteorológico laranja (o segundo mais grave aviso de uma escala de quatro) – Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga — prevê-se chuva intensa e forte agitação marítima, com ondas com cinco a sete metros, mas que durante o dia de hoje podem vir a atingir 12 a 14 metros de altura.
Nove barras costeiras fechadas por causa do mau tempo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.