A queda de neve na cidade da Guarda, onde algumas ruas de maior inclinação estão fechadas ao trânsito, levou hoje a protecção civil municipal a apelar aos condutores para que circulem com precaução
Em declarações à agência Lusa, o vereador da Câmara da Guarda Sérgio Costa, coordenador do serviço municipal de protecção civil, referiu que a neve que caiu durante a madrugada, essencialmente na parte mais alta da cidade, não originou o encerramento de vias rodoviárias e a circulação automóvel é feita com normalidade, embora com precaução.
Apenas no centro da cidade estão fechadas as ruas mais inclinadas, que tradicionalmente são encerradas logo que neva, como a rua Ribeiro Sanches, a Rua do Encontro e a Rua Mestre de Avis, indicou.
O autarca disse à Lusa que as escolas da Guarda "funcionam normalmente".
Lembrou que durante a madrugada ainda foi registado o condicionamento de trânsito nos acessos à zona de Videmonte, mas pelas 08h25, em todo o concelho, não havia registo de estradas cortadas.
O vereador lembrou que os condutores, nos acessos ao centro da cidade mais alta do país, deviam optar pela utilização da Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG) e pela antiga Estrada Nacional 16, que é "o corredor sempre garantido" em episódios de neve.
Sérgio Costa referiu que estavam no terreno, desde as 04h00 de hoje, um total de sete viaturas limpa-neves e cerca de 40 homens da Câmara Municipal da Guarda, dos Serviços Municipalizados e dos bombeiros que procederam à limpeza das vias e ao espalhamento de salgema para derreter a neve.
Na Serra da Estrela, todos as estradas estão cortadas desde quinta-feira, com excepção de Seia - Sabugueiro.
No distrito de Viseu, uma estrada nacional e três municipais estão hoje cortadas à circulação automóvel, devido à queda de neve, disse à Lusa fonte da GNR de Viseu.
De acordo com a fonte, a Estrada Nacional (EN) 321 encontra-se cortada desde as 17h00 de quinta-feira, entre Castro Daire e Cinfães. Também no norte do distrito de Viseu, encontram-se encerradas ao trânsito automóvel as estradas municipais 553, 1126 e 514-1.
A Estrada Municipal (EM) 514-1 foi cortada por volta das 07h15 de hoje, entre Pêra Velha e Moimenta da Beira. Já a EM 553, entre S. Cristóvão e Feirão, no concelho de Resende, está encerrada desde as 17h45 de quinta-feira; tal como a EM 1126, em que o trânsito deixou de poder circular entre Picão e Castro Daire por volta das 19h40.
As escolas da vila de Montalegre vão estar fechadas hoje devido à dificuldade de circulação dos transportes escolares provocada pela intensa queda de neve, disse fonte da autarquia. Sem aulas vão ficar cerca de 500 alunos do centro escolar (1.º ciclo e pré-escolar) e escola básica e secundária Doutor Bento da Cruz, no distrito de Vila Real.
David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre e responsável pela protecção civil, disse à agência Lusa que, durante a noite, o peso da neve provocou a queda de muitos ramos de árvores para as estradas, bem como linhas de eletricidade e de telefone, pelo que há localidades sem luz
As equipas da proteção civil estão no terreno a limpar as principais estradas do concelho, mas há dificuldades nos acessos e no interior de muitas aldeias. O responsável referiu que "nevou muito" e que de "madrugada chegou a haver um metro de neve em cima de árvores".
A situação mais problemática verifica-se nas aldeias do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) até à Serra do Larouco.
Também em Vila Pouca de Aguiar, os alunos das aldeias mais altas do concelho, nas zonas de Jales e do Alvão, não vão hoje às aulas por não estarem reunidas as condições de segurança para a passagem dos transportes escolares.
O responsável pela protecção civil municipal, João Fontes, referiu que os limpa-neves estão no terreno a proceder à limpeza das vias e que, durante a noite, se verificou a queda de muitos ramos de árvores para as estradas e também de cabos de electricidade.
No distrito de Vila Real, a neve obrigou ao corte da Estrada Nacional 15 (EN15), na zona da serra do Marão, entre Vila Real e Amarante, e há problemas na circulação no Itinerário Principal 4 (IP4), no alto de Espinho, devido à queda de dois cabos de média tensão para a via.
O troço do IP4 que atravessa a serra do Marão era um dos mais problemáticos do distrito quando nevava, uma situação que foi colmatada com a entrada em funcionamento da Autoestrada do Marão -- Túnel do Marão, que é agora a principal opção dos condutores para a circulação nesta zona.
Durante a madrugada, a Autoestrada 24 (A24) esteve cortada ao trânsito, entre os nós de Fortunho, Vila Real, e de Vila Pouca de Aguiar, por causa das dificuldades
Neve encerra estradas e escolas na Guarda, Viseu e Vila Real
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.