Sábado – Pense por si

Nelas: Dois desaparecidos, "fogo por todo o lado" e falta de meios

Comandante dos bombeiros locais diz que há "centenas de pessoas retiradas" de casa.

Duas pessoas estão desaparecidas no concelho de Nelas, onde há "fogo por todo o lado", casas ardidas, centenas de pessoas deslocadas e faltam meios de combate, disse hoje àLusao comandante dos bombeiros locais.

De acordo com Filipe Guilherme, duas pessoas foram dadas como desaparecidas numa aldeia da freguesia de Senhorim, havendo ainda a registar um ferido naquele concelho do distrito de Viseu, "que conseguiu fugir do veículo onde seguia, que acabou consumido pelas chamas".

A zona do concelho de Nelas está, relatou o comandante dos bombeiros, "cercada pelas chamas, há fogo por todo o lado".

"Não temos meios. Estamos impotentes perante isto tudo", desabafou.

Em Nelas juntaram-se, disse, um fogo que "começou na Serra da Estrela, a mais de 50 quilómetros" de distância e um outro que teve início em Oliveira do Hospital.

Naquele concelho há a registar "várias habitações consumidas pelas chamas" e "centenas de pessoas retiradas" das suas casas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.