Sábado – Pense por si

Na Fábrica aprende-se sem aulas

Juliana Nogueira Santos 03 de fevereiro de 2019 às 08:00

Ovelhas à solta, meditação e atividades eleitas em assembleia. É assim que o Laboratório da Arte e do Pensamento ajuda os pais a ensinarem os pais em casa.

Na fábrica do Braço de Prata, em Lisboa, funciona uma escola onde não há campainhas nem livros de ponto. As disciplinas são escolhidas pelas crianças em assembleia e os pais ficam com os filhos durante o dia. "É muito difícil não chamar escola a isto, mas na verdade não é", explica Rita Merêncio, uma das responsáveis pelo Laboratório da Arte e do Pensamento, um programa que presta apoio às crianças do ensino doméstico e aos seus pais. "Um pai não nasce ensinado. Podemos ajudar por exemplo nas ciências: o que se deve plantar na horta, em que altura, como podemos consumir os produtos locais e sazonais", acrescenta Sara. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.