Sábado – Pense por si

Na estrada com Pedro Nuno Santos: “É com o PS que o povo pode contar”

Marco Alves
Marco Alves 14 de maio de 2025 às 23:00

Líder do PS quer convencer o País a elegê-lo primeiro-ministro, mas há militantes que nos comícios nem olham para ele quando discursa. A prova do algodão no terreno de um candidato esforçado, cansado, sem voz e a repetir-se todos os dias.

Estamos no fim da manhã de sábado, dia 10, num almoço-comício em Vila Nova de Famalicão, num círculo eleitoral, o de Braga, cujo cabeça de lista do PS é José Luís Carneiro, ex-adversário interno de Pedro Nuno Santos. Estão os dois sentados lado a lado a comer bifanas e mal se falam. Sem assunto ou cumplicidade, parecem um casal à beira do divórcio, ou à espera que o tempo passe depressa para se porem a andar. Vale-lhes a sorte de estarem sempre a ser solicitados para conversar com outras pessoas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.