Trinta e três municípios da região Centro e cinco da região Norte beneficiaram diretamente do apoio do Fundo de Solidariedade da União Europeia.
Trinta e três municípios da região Centro e cinco da região Norte beneficiaram diretamente de um apoio de 33,7 milhões de euros do Fundo de Solidariedade da União Europeia no âmbito dos incêndios de 2017, foi hoje anunciado.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita e a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, estiveram em Mação, distrito de Santarém, na sessão de apresentação dos apoios do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE) aos municípios afetados pelos grandes incêndios rurais de julho e de outubro de 2017.
Inicialmente, o FSUE previa um apoio aos municípios de 24,1 milhões de euros, mas o processo foi concluído com um apoio de 33,7 milhões de euros, um acréscimo de 9,6 milhões que se ficou a dever à boa execução dos fundos por parte dos municípios.
Estes apoios foram destinados à recuperação de sistemas de comunicações, transportes, distribuição e abastecimento de água e águas residuais, equipamentos urbanos, entre outros.
Além da verba de 33,7 milhões de euros destinados aos municípios, o FSUE apoiou outras entidades como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Proteção Civil, com uma verba de 16,9 milhões de euros, para reposição dos meios de combate aos incêndios e limpeza das áreas florestais ardidas.
Portugal utilizou na íntegra os 50,6 milhões de euros deste fundo disponibilizado pela União Europeia, sendo que 67% da verba foi destinada aos municípios e os restantes 33% a outras entidades.
Além das verbas oriundas do FSUE, as infraestruturas e equipamentos municipais afetados pelos incêndios de 2017 foram apoiadas em 100% pelo Programa Operacional Regional do Centro e pelo Fundo de Emergência Municipal (FEM).
Segundo a ministra Ana Abrunhosa, o apoio global distribuído no âmbito dos incêndios de 2017 atinge os 650 milhões de euros, sendo a maior parte deste valor proveniente do Orçamento de Estado.
Os grandes incêndios rurais de junho e outubro de 2017, ocorridos nas regiões Centro e Norte, fizeram 116 mortos, a que se somaram cinco vítimas mortais noutros fogos.
Municípios afetados pelos incêndios de 2017 receberam 33,7 milhões da UE
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."