Sábado – Pense por si

Motas nas faixas do bus em Lisboa este ano

23 de março de 2016 às 15:44
As mais lidas

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, a circulação experimental de motociclos nalgumas faixas de transportes públicos da cidade

O projecto-piloto foi aprovado para as avenidas Calouste Gulbenkian e de Berna e na Rua Braamcamp, onde serão feitas "algumas obras físicas curtas e pinturas nos pavimentos", disse fonte da autarquia.

A proposta, assinada pelos vereadores Manuel Salgado (Urbanismo) e Carlos Manuel Castro (Mobilidade de Proximidade), explica que a alteração do Código da Estrada veio permitir esta aplicação, mediante deliberação municipal e que, por isso, a Direcção Municipal de Mobilidade e Transportes estudou essa possibilidade.

A escolhida das vias teve por base "critérios de segurança na circulação, fluidez de tráfego e a ligação entre pontos de atração, zonas residenciais, polos de emprego, redes de transporte público e interfaces", justificam.

No final do encontro, o vereador centrista, João Gonçalves Pereira, que apresentou uma proposta para se dar início a esta experiência em Fevereiro de 2015, congratulou-se com a decisão, por "dar cumprimento à deliberação do CDS".

Na altura, com o documento aprovado por unanimidade, ficou assente que a Direcção Municipal de Mobilidade e Transportes iria realizar em seis meses um estudo sobre a viabilidade do projeto.

Nessa ocasião, foi ainda aprovada uma proposta do PCP para que as motos tenham uma "caixa de paragem adiante dos outros veículos para poderem partir antes e não serem incómodas para o trânsito", referiu o vereador comunista Carlos Moura, indicando que tal possibilidade vai agora ser avaliada pelos serviços.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.