Sábado – Pense por si

Escolha a Sábado como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Morreu Nuno Morais Sarmento

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 07 de março de 2026 às 10:17
As mais lidas

O antido ministro da Presidência foi encontrado morto em casa, avança a CNN.

Nuno Morais Sarmento, antigo ministro da Presidência do governo liderado por Durão Barroso entre 2002 e 2004, morreu na última noite aos 65 anos. A informação está a ser avançada pela .

Jorge Paula/ Correio da Manhã

Segundo o canal de televisão o antigo governante foi encontrado sem vida na sua residência, em Lisboa.

Natural de Lisboa, Nuno Morais Sarmento licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em 1984. Entrou no PSD através da Juventude Social Democrata e foi eleito vice-presidente da estrutura partidária em 2002, quando o partido era liderado por Durão Barroso. Voltou a ocupar o mesmo cargo em 2004, já durante a liderança de Pedro Santana Lopes.

No Governo, desempenhou funções de ministro da Presidência no XV Governo Constitucional, liderado por Durão Barroso, e ministro de Estado e Presidência no XVI Governo Constitucional, chefiado por Santana Lopes, entre 2004 e 2005.

Ao longo da carreira foi também membro da Comissão Nacional de Proteção de Dados Pessoais, representante de Portugal na Autoridade de Controlo Comum do Espaço Schengen e vogal do Conselho Superior do Ministério Público. Entre 2008 e 2010, presidiu ao Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, sob a liderança de Manuela Ferreira Leite. 

Em agosto de 2024 foi nomeado presidente da Fundação Luso-Americana para o mandato de 2024 a 2029. Mas acabou por abandonar o cargo em janeiro de 2025 por considerar que não reunia, as “condições pessoais e de saúde necessárias” para continuar. Nos últimos anos o político tinha enfrentado problemas graves de saúde, em 2023 partilhou que sofria de cancro do pâncreas. A doença levou-o a ser submetido a 12 operações e a enfrentar um longo período de internamento hospitalar.

Foi também em 2025 que iniciou o seu espaço de comentário na CNN Portugal, onde participava regularmente no Jornal da CNN com o espaço de análise “Mais Positivo”.

Artigos Relacionados