O bispo faleceu aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco
Morreu esta segunda-feira D. António Francisco dos Santos, o bispo do Porto, aos 69 anos, avançou a agência Ecclesia. De acordo com a agência Lusa, o bispo foi vítima de ataque cardíaco.
Em Fevereiro de 2014, D. António Francisco dos Santos sucedeu a D. Manuel Clemente.
O bispo era natural do concelho de Cinfães, tendo sido ordenado padre em Dezembro de 1972 e tendo servido a diocese de Aveiro durante mais de sete anos.
A Diocese de Aveiro salientou o "trabalho de muita proximidade" às pessoas e aos próprios párocos que António Francisco dos Santos ali desempenhou como bispo, entre 2006 e 2014.
"Já há muito tempo que avaliámos o que fez em Aveiro e posso dizer que D. António Francisco dos Santos realizou aqui um trabalho de grande proximidade, sempre empenhado em ir ao encontro das pessoas, com muita amizade e muita abertura", afirmou o vigário-geral da Diocese de Aveiro.
Joaquim Rocha realçou ainda que António Francisco dos Santos era "incansável" e revelou sempre muita compreensão para com as exigências da vida religiosa.
António Francisco do Santos tinha 69 anos e era natural da freguesia de Tendais, no concelho de Cinfães, distrito de Viseu.
Concluiu o Curso Superior de Teologia no Seminário Maior de Lamego em 1971, foi ordenado padre em Dezembro de 1972 e teve a sua ordenação episcopal em Março de 2005, na Sé de Lamego.
Exerceu como bispo auxiliar de Braga entre 2004 e 2006, após o que assumiu a liderança do Diocese de Aveiro até ser nomeado, em Fevereiro de 2014, sucessor de Manuel Clemente como bispo do Porto - cargo que assumiu oficialmente em 5 de Abril de 2014.
Morreu D. António Francisco dos Santos, o bispo do Porto
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres