Rei Carlos e Leão XIV fazem história em cerimónia religiosa
Pela primeira vez em 500 anos um monarca inglês rezou ao lado de um papa católico.
Pela primeira vez em 500 anos um monarca inglês rezou ao lado de um papa católico.
"Como português e como padre, sinto-me particularmente feliz, embora a circunstância seja a de acompanhar os últimos atos públicos das cerimónias fúnebres do Papa Francisco", explicou o sacerdote açoriano do Faial.
Segundo Rute Agulhas algumas das vítimas "querem só desabafar, partilhar, quebrar o segredo que em média dura 40 anos", sublinhando que a maior parte dos casos estão prescritos, porque "já aconteceram há muito tempo".
O Sínodo, a assembleia de bispos e leigos de todo o mundo reunida no Vaticano, terminou no sábado com um documento com as conclusões da reunião validado pelo Papa Francisco.
A atribuição de compensações financeiras foi decidida pela CEP em abril e agora qualquer pedido deverá ser apresentado formalmente por escrito até 31 de dezembro.
A CEP recebeu, em fevereiro de 2023, um relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal, que validou 512 testemunhos, num total de 564 recebidos, relativos a casos ocorridos entre 1950 e 2022.
Nomeado na manhã desta quinta-feira, o cardeal, de 58 anos, sucede a D. Manuel Clemente e assume o Patriarcado em setembro.
"Ninguém sonha ser cardeal, acho eu, só se não tiver juízo", aponta o bispo auxiliar de Lisboa.
Papa Francisco considera que o parlamento português promulgou uma lei para matar.
"O Papa Francisco diz: 'não busquem simplesmente soluções do passado para problemas de hoje. Não vai dar certo'", sublinha o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Associação Quebrar o Silêncio defende que chamadas telefónicas para denunciar abusos podiam ser reencaminhadas para linhas telefónicas especializadas em violência sexual. CEP mantém que a resposta é das comissões diocesanas.
O padre já tinha sido alvo de denúncia anónima, o que terá sido comunicado ao Ministério Público pelo bispo da Guarda, Manuel Felício.
A ocasião foi aproveitada por José Ornelas para recordar "a dor das vítimas de todas as pandemias" e dos "abusos de todo o género".
Nuno Franco Caiado, que avançou com a iniciativa, apela a bispos que "tomem o passo indispensável na investigação nacional": "Não é uma carta aberta a cidadãos indignados. É uma carta de católicos perturbados."
É a primeira de um papa a um país muçulmano de maioria xiita. Francisco considerou o povo iraquiano "uma única família, de muçulmanos, judeus e cristãos".
Além de liderar a paróquia de Laundos, na Póvoa do Varzim, Guilherme Peixoto é DJ residente no Ar de Rock, discoteca que criou ao lado da Capela do Monte de São Félix para dinamizar a comunidade local. No Instagram, os seus diretos são um improvável sucesso.