Autoeuropa expande produção levando a que haja a possibilidade de ser feito um acordo benéfico com os seus trabalhadores
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje acreditar que a Autoeuropa vai chegar a "um entendimento positivo" com os seus trabalhadores, depois de a empresa ter expandido a produção e, consequentemente, ter gerado mais trabalho.
"Não vou discutir questões laborais específicas da empresa. As questões laborais de cada empresa são discutidas em cada empresa e a empresa em particular tem muito boa tradição de relações laborais e penso que, certamente, chegará a um entendimento positivo com os trabalhadores", sustentou.
No final de uma visita à fábrica de calçado Ara, em Seia, Manuel Caldeira Cabral sublinhou que o novo modelo da Autoeuropa está a proporcionar uma expansão da sua produção, sendo por isso que "precisa de mais trabalho".
"Isso é um bom sinal, de dinamismo da economia", acrescentou.
A comunicação social avança hoje que a Autoeuropa está a negociar um novo horário com os trabalhadores da fábrica portuguesa do grupo Volkswagen, propondo que passe a funcionar seis dias por semana e que os operários tenham apenas uma folga fixa, ao domingo, e duas folgas consecutivas a cada três semanas.
Aos jornalistas, o representante do Governo realçou que há três anos falava-se em despedimentos e 'lay-off' [suspensão temporária do contrato de trabalho], enquanto actualmente fala-se de criação de emprego e de investimentos.
"Assinalo o bom momento que se vive em toda a indústria automóvel, não só nas grandes empresas, mas o bom momento de investimento na Autoeuropa, na Renault, PSA e outras grandes empresas automóveis que estão em Portugal e todas a investir. Também as empresas de componentes e moldes estão a ter um momento mais dinâmico, com criação de emprego e investimento", concluiu.
Ministro crê que Autoeuropa se vai entender com trabalhadores
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.