Sábado – Pense por si

Ministro anuncia concurso para inspectores da Autoridade do Trabalho

Vieira da Silva está a ser ouvido pela Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, anunciou hoje a abertura de um concurso para mais de 80 novos inspectores da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).  

O anúncio de Vieira da Silva foi feito na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, onde está a ser ouvido no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado (OE) para 2016.

No que respeita à área das relações laborais está no programa do Governo "um reforço da capacidade de intervenção das Autoridade para as Condições de Trabalho", prevendo o OE "não só a conclusão do concurso interno para o reforço de inspectores que está em curso", mas principalmente o lançamento de um novo concurso.  

Apesar do valor ainda não estar fixado, o ministro anunciou que "será seguramente superior a 80 novos inspectores", aproximando-se assim "muito intensamente" das normas internacionais para este tipo de intervenção.  

Segundo o ministro, é intenção do Governo atribuir a esta autoridade "uma maior capacidade de intervenção na regulação das relações laborais, com particular atenção às questões relacionadas com a precariedade laboral".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.