Sábado – Pense por si

Ministra da Saúde diz que "está feita" recuperação das greves cirúrgicas

Marta Temido diz que os doentes que ainda não foram operados foi por decisão própria.

A ministra da Saúde,Marta Temido, afirmou, esta quarta-feira, que "está feita" a recuperação das duas greves cirúrgicas que levou ao cancelamento de milhares de cirurgias.

"A recuperação dasgreves cirúrgicasestá feita", disse Marta Temido na comissão de saúde, onde está a ser ouvida sobre "política geral de saúde".

Os doentes cujas cirurgias foram canceladas devido à greve dosenfermeirose que ainda não foram intervencionados foi "por razões de conveniência da vida de cada um", sublinhou.

A primeira greve, que durou mais de um mês e decorreu em cinco hospitais no final do ano passado, levou ao cancelamento de quase 8.000 cirurgias, e a segunda que decorreu em fevereiro em 10 centros hospitalares levou ao adiamento de mais de 5.000 operações.

As greves foram promovidas pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor) e pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE).

O caráter inédito destas greves não foi apenas a sua duração prolongada, mas também o facto de um movimento de enfermeiros - o Movimento Greve Cirúrgica - ter lançado na internet um fundo de recolha solidário para financiar os grevistas, que angariou um total superior a 700 mil euros.

Dúvidas foram sendo lançadas sobre esta forma de recolher apoio financeiro para a greve, mas até ao momento ainda nenhuma investigação ou prova foi apresentada a sustentar suspeições de que entidades privadas poderiam estar a financiar a paralisação.

O Governo tentou travar a greve cirúrgica de várias formas, tendo desde sempre considerado que era uma forma de luta extrema e até cruel.

Os sindicatos que convocaram a greve sempre rejeitaram o incumprimento de serviços mínimos, acusando até os hospitais de manipular as cirurgias abrangidas nos serviços mínimos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.