Sábado – Pense por si

Tribunal justifica medidas de coação contra suspeitos de terem violado menor em Loures

Luana Augusto
Luana Augusto 01 de abril de 2025 às 19:20
As mais lidas

Num comunicado, a Comarca de Lisboa Norte afirma que as medidas de coação, propostas pelo Ministério Público, foram consideradas proporcionais e adequadas".

A Comarca de Lisboa Norte, de Loures, emitiu esta terça-feira um comunicado onde justifica as medidas de coação aplicadas aos três jovensinfluencers,suspeitos de terem violado uma menorde 16 anos.

Direitos Reservados

Na nota, a Comarca esclarece que os três arguidos saíram em liberdade "por decisão do tribunal de instrução criminal" e acrescentou que "estas medidas foram consideradas proporcionais e adequadas".

A Polícia Judiciária (PJ) informou na semana passada que deteve três jovens entre os 17 e os 19 anos, suspeitos de terem violado uma rapariga de 16 anos, em Loures, no entanto, estes acabaram por sair em liberdade.

Aos suspeitos foram, então, aplicadas medidas de coação como: "obrigação de apresentação semanal; obrigação de não contactar a ofendida por qualquer meio; obrigação de não se aproximarem a menos de 50 metros da ofendida; e ainda a obrigação de não se aproximarem a menos de 500 metros da casa onde reside", adiantou a Comarca de Lisboa Norte em comunicado.

O tribunal lembra ainda que as medidas de coação pretendem acautelar "fuga ou perigo de fuga, perigo de perturbação do decurso do inquérito ou da instrução do processo, perigo para a aquisição, conservação ou veracidade da prova ou, ainda, perigo, em razão da natureza e das circunstâncias do crime ou da personalidade do arguido, de que este continue a atividade criminosa ou perturbe gravemente a ordem e a tranquilidade públicas."

A Comarca de Lisboa Norte acrescenta ainda que o processo se encontra em segredo de justiça, "sendo esta a única informação possível nesta fase".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.