Sábado – Pense por si

Militares procuram "formas engenhosas de cumprir as missões"

03 de setembro de 2018 às 14:12
As mais lidas

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas queixou-se das "circunstâncias desafiantes" a que estão sujeitos devido às limitações financeiras.

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas assegurou hoje que os militares continuarão a "buscar formas engenhosas de cumprir as missões", apesar das "circunstâncias desafiantes" a que estão sujeitos devido às limitações financeiras.

"As nossas Forças Armadas não possuem, hoje, nem enormes efectivos, nem inúmeras capacidades materiais" mas, "apesar das circunstâncias desafiantes" a que estão sujeitas, "fruto da difícil situação que o país vive há anos", o Estado-Maior encontrará "formas de as superar com trabalho árduo e esclarecido", disse o almirante Silva Ribeiro.

O almirante António Silva Ribeiro discursava numa cerimónia militar, em Belém, Lisboa, destinada a assinalar o Dia do Estado-Maior, criado a 3 de Setembro de 1974.

Dirigindo-se ao primeiro-ministro, António Costa, que presidiu à cerimónia, o CEMGFA sublinhou que as Forças Armadas "continuarão a buscar formas engenhosas de cumprir" as missões.

No seu discurso, Silva Ribeiro fez o ponto da situação das principais medidas adoptadas desde o início do seu mandato, a três de Março, destacando o reforço da articulação com o Sistema de Segurança Interna, a nível operacional, que espera concluir até ao final do ano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.