Sábado – Pense por si

Militares portugueses reivindicam valorização salarial e revisão dos estatutos

Militares das Forças Armadas portuguesas aprovaram uma moção conjunta na qual reivindicam também o reconhecimento das Associações Profissionais de Militares (APN).

Militares dasForças Armadasportuguesas aprovaram uma moção conjunta na qual reivindicam a valorização dos salários e carreiras, as revisões do estatuto e do regulamento de avaliação e o reconhecimento das Associações Profissionais de Militares (APN).

De acordo com a moção aprovada unanimemente, depois de um encontro promovido na quinta-feira pela Associação Nacional de Sargentos, Associação de Oficiais das Forças Armadas e Associação de Praças, que decorreu em Lisboa, é necessária a "valorização salarial" e das carreiras, e "rever, alterar e reformular" o Estatuto dos Militares das Forças Armadas e o Regulamento de Avaliação do Mérito dos Militares das Forças Armadas, atendendo ao "quadro orçamental desfavorável à promoção, valorização e dignificação militar".

Os militares portugueses reivindicam também "a regulamentação do reconhecimento às APN do exercício da representação coletiva dos militares e de negociação coletiva" junto das "entidades legislativas e político-administrativas".

A moção aprovada destaca igualmente a intenção de haver uma reunião entre as APN e os militares, e "ações conjuntas, de visibilidade pública, planeadas e organizadas" pelas associações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As histórias de Balsemão

Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.