Sábado – Pense por si

Militantes do BE recorrem ao TC para contestar lista a Santarém

Margarida Davim
Margarida Davim 04 de dezembro de 2021 às 11:01

A distrital do BE de Santarém vai levar o caso da escolha da cabeça de lista ao distrito ao Tribunal Constitucional. Militantes querem que os juízes se pronunciem sobre a legitimidade da direção para propor Fabíola Cardoso depois de a distrital ter aprovado Sofia Ligeiro.

A escolha da cabeça de lista do BE a Santarém ainda não é um capítulo encerrado. Os militantes da distrital já entregaram uma carta de oposição à Comissão de Direitos (o órgão jurisdicional do partido) e vão avançar com uma queixa ao Tribunal Constitucional. Em causa está a forma como a direção do partido escolheu Fabíola Cardoso em vez de Sofia Ligeiro, cujo nome tinha sido aprovado por cerca de 70% dos aderentes numa assembleia distrital.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.