Nas autárquicas deste mês, o BE passou de cinco vereadores e 94 deputados municipais para uma vereadora em Lisboa e um total de 17 deputados em câmaras e freguesias.
A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda vai reunir-se no domingo para analisar os resultados das eleições autárquicas deste mês e debater as presidenciais de janeiro, bem como a proposta de Orçamento do Estado para 2026.
Bloco de Esquerda debate autárquicas, presidenciais e Orçamento do EstadoNOW
De acordo com fonte oficial do BE, a ordem de trabalhos do órgão máximo entre convenções inclui "fazer o balanço" das eleições autárquicas do passado dia 12, nas quais o partido liderado por Mariana Mortágua não conseguiu inverter a tendência descendente das últimas eleições.
Nas autárquicas deste mês, o BE passou de cinco vereadores e 94 deputados municipais para uma vereadora em Lisboa, eleita no âmbito da coligação que juntou bloquistas a PS, Livre e PAN, e um total de 17 deputados em câmaras e freguesias.
Este resultado surgiu já depois de nas legislativas de maio ter passado de cinco parlamentares para uma deputada única, a coordenadora nacional Mariana Mortágua.
A Mesa Nacional do BE vai ainda "analisar o contexto das eleições presidenciais num cenário de confirmação da maioria da direita em todo o país". O partido já aprovou numa reunião anterior o apoio a Catarina Martins, antiga coordenadora do BE, que avançou com uma candidatura a Belém.
À esquerda, além de Catarina Martins, já foram anunciadas candidaturas à Presidência da República de António José Seguro, apoiado pelo PS, António Filipe, pelo PCP e o deputado do Livre Jorge Pinto.
"Haverá ainda espaço para discussão sobre o Orçamento do Estado, o projeto do Governo de Luís Montenegro para o país e a resposta da esquerda", acrescenta a mesma fonte.
A Mesa Nacional vai reunir-se no domingo e as conclusões serão divulgadas ao final do dia em conferência de imprensa por Mariana Mortágua.
Os estatutos do BE estabelecem que a Mesa Nacional é o órgão máximo no período compreendido entre duas Convenções Nacionais "e compete-lhe dirigir, no âmbito nacional, o Movimento".
Mesa Nacional do BE reúne-se domingo para debater autárquicas, presidenciais e OE
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.