Será também criado um regime de exclusividade no Serviço Regional de Saúde.
Os médicos orientadores de formação dos Açores vão receber um suplemento mensal de 200 euros e será criado um regime de exclusividade no Serviço Regional de Saúde, disse esta quarta-feira à Lusa a titular da pasta da Saúde.
Médicos formadores recebem suplemento de 200€ e regime de exclusividade no Serviço Regional de SaúdeiStockphoto
Segundo a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, o suplemento é uma "reivindicação dos sindicatos" que vem sendo, de "forma faseada, implementado ao longo do tempo, para que se aproxime do valor instituído a nível nacional aos centros de responsabilidade integrada e à formação no âmbito da medicina geral e familiar".
Mónica Seidi, que reuniu-se hoje em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, com o Sindicato dos Médicos da Zona Sul e o Sindicato Independente dos Médicos, adiantou ainda que, "para além do suplemento a pagar mensalmente, de forma faseada, o orientador de formação, com base no número de internos que tem à sua responsabilidade, tem horas que são afetadas a essa mesma atividade", valorizando-se assim "o seu papel".
Ainda de acordo com a governante, o dossiê sobre os médicos que no Serviço Regional de Saúde pretendam exercer em exclusividade foi outro dos temas abordados no encontro com o sindicato, sendo que "nos últimos anos não tem sido dada esta possibilidade", uma vez que o regime de dedicação plena não o impõe.
"De forma a tornar a carreira médica mais atrativa na Região Autónoma dos Açores, vamos ter um regime diferenciador que não acontece a nível nacional, nem na Região Autónoma da Madeira", afirmou.
Assim, acrescentou, pretende-se trabalhar no próximo ano com os sindicatos para criar um regime que traga "alguma justiça aos trabalhadores", mas que "não será implementado de uma vez só para a toda a classe profissional".
Em comunicado, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul adiantou que "os avanços da reunião negocial de hoje vão permitir que os médicos adiram ao regime de dedicação em exclusivo e que recebam um suplemento para os orientadores de formação".
Os médicos que optarem por trabalhar exclusivamente no Serviço Regional de Saúde dos Açores "vão ter uma majoração salarial atrativa para permitir a sua fixação no setor público", sendo que o suplemento de 200 euros para os médicos orientadores de formação é considerado "um passo importante" numa "valorização que será atualizada anualmente e terá início nos primeiros meses de 2026, com efeitos retroativos desde janeiro", lê-se na nota do sindicato.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.