Sábado – Pense por si

Médicos de Santa Maria que tiveram contacto com doentes de Covid-19 trabalham de máscara, diz sindicato

Lucília Galha , Ana Taborda 11 de março de 2020 às 18:46

Noel Carrilho, presidente da Federação Nacional dos Médicos, alerta que "um profissional de saúde que tenha contacto com o Covid-19 deve ser imediatamente colocado de quarentena, sobretudo para proteção dos doentes".

Depois de se saber que os dois doentes internados com pneumonia no Santa Maria têm, afinal, coronavírus, o hospital suspendeu os internamentos nas três unidades por onde os pacientes passaram – Medicina 1B, 2B e 2C. A decisão foi tomada depois de se perceber que os dois doentes podem facilmente ter contagiado várias pessoas. "Um deles passou três dias no corredor, onde passam visitas, com uma ventilação menos invasiva mas com recurso a aerossóis [este tipo de ventilação pode, potencialmente, espalhar um grande número de gotículas pelo ar]. Esteve nos serviços 2B e 2C", explica uma fonte próxima à SÁBADO. O outro caso, sabe à SÁBADO, esteve internado no terceiro serviço em causa, a Medicina 1B. Ambos estarão, agora, isolados numa unidade de cuidados intensivos respiratórios, juntamente com um terceiro doente infetado com o Covid-19. Parte dos médicos que estiveram em contacto com estes doentes teve, no entanto, instruções para continuar a trabalhar – de máscara.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.