O arquipélago da Madeira está esta segunda-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima e ventos fortes.
O arquipélago da Madeira está esta segunda-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, com ondas até 12 metros na costa norte, e ventos fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso laranja por causa da agitação marítima até às 09:00 de terça-feira, passando depois a aviso amarelo.
O arquipélago está também com aviso laranja devido à previsão de vento forte de noroeste com rajadas que podem chegar aos 130 quilómetros por hora nas regiões montanhosas (até às 16:00 de hoje), passando depois a aviso amarelo, prevendo-se rajadas até aos 90 quilómetros por hora.
O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Por causa das previsões meteorológicas, o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira emitiu no domingo uma série de recomendações à população.
O SRPC da Madeira recomenda uma "condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água".
Também sugere a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e de outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas".
As janelas e portas fechadas, a retiradas e objetos soltos nas varandas e peitorais das janelas, evitar viagens em zonas afetadas pela situação meteorológica adversa e a não circulação em zonas de prédios degradados, devido ao risco de derrocadas são outros concelhos da autoridade civil da Madeira.
O SRPC alertou também para o perigo das estruturas montadas como andaimes, toldos, tendas, telhados, "que poderão ser afetadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
Recomenda ainda "especial atenção à circulação ou a obstrução de vias, provocados por desprendimento de objetos provocados por ventos fortes, contínuos ou em rajada, nomeadamente às estruturas alusivas à quadra festiva".
Também a capitania do Porto do Funchal emitiu aviso de mau tempo nos mares da Madeira até às 16:00 de hoje.
Devido a esta situação na orla marítima, a autoridade marítima regional insiste que "os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo".
Por causa do mau tempo, a ligação marítima entre as ilhas da Madeira e de Porto Santo pelo navio Lobo Marinho programada para hoje foi cancelada, anunciou o armador.
A Porto Santo Line (PSL), na sua página da Internet, anunciou no domingo que as viagens de hoje, com partida prevista do Funchal às 08:00 e regresso do Porto Santo às 18:00, foram "canceladas devido às más condições meteorológicas que põem em causa a segurança do navio e dos passageiros".
A PSL acrescenta que as passagens marcadas para hoje "serão, automaticamente, alteradas para as viagens de terça-feira".
Mau tempo: Madeira sob aviso laranja com ondas até 12 metros
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.