A circulação de comboios de longo curso entre Porto e Lisboa foi retomada mas vai continuar condicionada.
A circulação de comboios de longo curso entre Porto e Lisboa foi retomada ao princípio da tarde deste domingo, mas vai continuar condicionada, informou à Lusa a CP - Comboios de Portugal.
"Na sequência do restabelecimento das condições de circulação na linha do Norte, verificado pelas 12:35, condicionada à utilização de uma única via, com limitação de velocidade de 30 km/h no troço afetado pelas inundações e recurso a cantonamento telefónico entre Ameal - Sul e Soure, a CP – Comboios de Portugal vai retomar a circulação de comboios de Longo Curso entre Porto e Lisboa", afirma a empresa em comunicado.
A CP afirma que "realizará todas as ligações possíveis" no contexto das limitações existentes, sendo que os primeiros comboios, com partidas previstas pelas 14:00, são os comboios Intercidades Coimbra-B – Lisboa Santa Apolónia; Alfa Pendular Lisboa Santa Apolónia – Braga; Intercidades Braga - Lisboa Santa Apolónia.
O comunicado da CP surge depois de a Infraestruturas de Portugal ter avançado que, com a descida do nível de água, havia condições para restabelecer a circulação dos comboios na Linha do Norte, ainda que com limitações, aguardando-se informações da CP sobre o retomar da operação.
Segundo a gestora da rede ferroviária, "devido ao abaixamento do nível da água foi possível restabelecer a circulação de comboios entre Ameal Sul e Alfarelos", na Linha do Norte, que faz a ligação entre Porto e Lisboa.
Contudo, a circulação terá de acontecer com limitações, processando-se em ambos os sentidos através de uma via e com limitação de velocidade de 30 quilómetros por hora entre os quilómetros 200 e 198.
A circulação dos comboios de longo curso (serviços Intercidades e Alfa Pendular) da Linha do Norte, que liga Lisboa ao Porto, esteve suspensa devido à subida do nível das águas da Bacia do Mondego que submergiu o troço entre Alfarelos e Ameal Sul.
Mau tempo: Circulação ferroviária na Linha do Norte restabelecida
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.