NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A Maternidade Alfredo da Costa "ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a manhã", mas ministra grante que ainda volta ao normal este domingo.
A ministra da Saúde garantiu hoje que a Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, vai retomar o normal funcionamento a partir das 20:00 de hoje, admitindo que o serviço de anestesiologia esteve em contingência por falta de anestesistas.
"Hoje a MAC estava em contingência, relativamente à escala de anestesiologia mas a própria diretora de serviço se disponibilizou para resolver e ultrapassar a situação. De resto, agora a partir das 20:00, vamos entrar em total normal funcionamento ao nível da MAC", disse Marta Temido aos jornalistas.
A edição 'online' do jornal Expresso divulgou hoje que a Maternidade Alfredo da Costa "ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a manhã" hoje, dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) comemora 40 anos.
Segundo o Expresso, a falta de anestesistas "para assegurar todas as escalas impediu a prestação de cuidados a grávidas que chegassem de fora", situação que foi ultrapassada quando a diretora do Serviço de Anestesia se ofereceu para garantir a escala, solução que Marta Temido confirmou.
Em declarações em Coimbra, à margem de uma cerimónia comemorativa dos 40 anos do SNS, a governante assumiu que têm existido "constrangimentos no completar das escalas de Urgência em alguns hospitais", mas essas dificuldades têm sido ultrapassadas "com a colaboração e disponibilidade dos profissionais do SNS".
"E penso que hoje, que se assinalam 40 anos sobre a lei fundadora do Serviço Nacional de Saúde, é isso que vale a pena sublinhar. É que os portugueses podem estar tranquilos porque o SNS funciona, tem profissionais altamente dedicados, temos dificuldades, temos constrangimentos, mas continuamos sempre a trabalhar", argumentou Marta Temido.
Maternidade Alfredo da Costa retoma à normalidade já este domingo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.