NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, sublinhou hoje, em Paris, a necessidade de estancar a emigração portuguesa para "retomar o caminho de crescimento da população activa"
O ministro das Finanças está preocupado com o decréscimo da população activa em Portugal.
"Tenho vindo a referir há bastante tempo aquilo que é o impacto negativo sobre a conjuntura económica portuguesa de termos uma sucessão já muito grande de trimestres - já são mais de 17 trimestres - em que a população activa se reduz. E ela reduz-se precisamente por via dessa emigração. É necessário primeiro estancar esses fluxos [de emigração] e isso já está a acontecer", disse Mário Centeno.
O ministro das Finanças precisou que "no trimestre passado, a evolução da população activa foi mais alinhada com essa evolução", sublinhando, ainda, que "é necessário retomar o caminho de crescimento da população activa e esse é um aspecto muito importante para a capacidade de recuperação da economia portuguesa".
Mário Centeno falava aos jornalistas na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), onde participa, esta terça e quarta-feira, no fórum anual da instituição e na reunião ministerial do Conselho desta organização, no âmbito da Semana OCDE 2016.
A Semana OCDE 2016 vai contar ainda, esta quarta-feira, com o ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral, num evento que junta ministros, peritos internacionais e figuras destacadas do mundo académico e empresarial e da sociedade civil.
No centro dos debates estão questões como fortalecer a produtividade e garantir que os benefícios do crescimento económico são partilhados por todos, nomeadamente pelos grupos mais afectados pela mudança nas tendências sociais e económicas -- migrantes, crianças e juventude, mulheres e idosos.
O Fórum da OCDE, subordinado ao temaEconomias Produtivas, Sociedades Inclusivas, acolhe cerca de 80 debates, apresentações e outros eventos sobre temas que vão desde o futuro do trabalho à integração de migrantes, das cidades inclusivas à cibersegurança.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os resultados do “clube do coração” têm mais peso no quotidiano de milhões de portugueses do que as decisões políticas que, na realidade, moldam o seu futuro. Esta obsessão transforma-se em anestesia.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.