O Município da Marinha Grande pretende plantar tantas árvores "quantos os habitantes do concelho", segundo os Censos 2011, disse a presidente, Cidália Ferreira.
O Município da Marinha Grande pretende plantar 38.681 árvores, "tantas quantos os habitantes do concelho", segundo os Censos 2011, disse a presidente, Cidália Ferreira, à agência Lusa.
"Disse na minha tomada de posse que pretendo plantar 38.681 árvores, tantas quantos os habitantes do concelho e para isso quer envolver todas as pessoas", adiantou Cidália Ferreira (PS), revelando que tem realizado vários contactos com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) no sentido de "articular todas as acções" no sentido de fazer renascer o Pinhal de Leiria.
A autarca referiu ainda que mostrou as suas "preocupações na área do turismo, ambiente e da floresta, porque as autarquias têm de ser parceiras".
Temas como as "casas da mata, pontos de vigia e guardas florestais" são "preocupações que já foram manifestadas ao ICNF", reforçou.
Cidália Ferreira anunciou que quer envolver as forças de segurança, nomeadamente os bombeiros, e "ter em consideração a opinião de todos".
O perímetro de segurança de casas e fábricas junto à floresta também "deve estar assegurado na reflorestação".
"Já articulámos que em alguns talhões não seja preciso esperar pelo corte das árvores para a plantação, mas foi-nos dito que teremos de esperar pelas chuvas para plantar, porque é o período certo", adiantou Cidália Ferreira.
Hoje, a Comissão Popular de Defesa do Pinhal de Leiria "O Pinhal é nosso" entregou uma carta à presidente da autarquia, onde constam "algumas das preocupações que a autarquia já está a trabalhar", informou Cidália Ferreira.
A autarca referiu que tem conversado com vários ministérios no sentido de garantir uma "rápida reflorestação", mas de forma "correta". Além disso, o Município pretende ainda envolver as escolas num projecto cívico. "As nossas crianças de hoje são aquelas que vão deixar este legado no futuro. Todos temos de ser responsáveis pela mata, o que não sucedeu neste caso."
"Iremos promover um alargada reflexão sobre tudo isto com especialistas e com quem vive a mata, porque as pessoas que estão no terreno têm experiência e também têm uma palavra a dizer. As instituições de ensino superior também podem contribuir", acrescentou a presidente.
Segundo a autarca, o documento que lhe foi entregue contém muitas destas preocupações, que a "Câmara já antecipou muitos dos procedimentos", mas afirma ter ficado satisfeita com o envolvimento da população. "Todos são bem-vindos para ajudar a reflorestar o nosso pinhal."
Os incêndios do dia 15 de Outubro fizeram desaparecer mais de 80% do Pinhal de Leiria.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em dois períodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.