Sábado – Pense por si

Marina Gonçalves: de girl de Caminha a ministra

Paulo Vila 16 de janeiro de 2023 às 20:00

Currículo: filha de um socialista local, próxima de dois políticos de Caminha, o ex e o atual presidente da câmara, ex-JS e percurso nos gabinetes.

Não há na história do PS muitos militantes que tenham conseguido uma ascensão tão fulgurante como a de Marina Gonçalves, 34 anos, de Seixas do Minho. Logo em setembro de 2020 e longe de prever que o melhor ainda estava para vir, o assombro fê-la desabafar que "não esperava" que Pedro Nuno Santos lhe confiasse a Secretaria de Estado da Habitação. Desde que este amigo e confesso mentor a recrutou para adjunta, passaram-se apenas 7 anos até chegar a ministra. Uma curta carreira em que toda a experiência profissional é feita ao serviço do PS, excetuando um périplo fugaz pela advocacia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.