Sábado – Pense por si

Pai de ministra da Habitação fez-se passar por advogado

Paulo Vila 02 de fevereiro de 2023 às 08:00

A SÁBADO consultou os vários e intrincados processos do socialista de Caminha, pai da ministra da Habitação, Marina Gonçalves. Manuel Falcão foi condenado por usurpação de funções. Regressou à atividade, mas o certificado com que acedeu à Ordem levanta dúvidas. Ex-bastonário acusa-o de continuar a usurpar funções. MP arquivou segunda denúncia.

"Está em curso um crime público, logo o interesse público, ferido nas instituições onde mais prementemente se impõe a sua defesa, já que a atuação ilícita (...) ocorre nos próprios tribunais, com a complacência do legítimo representante do Estado nesses órgãos de soberania”: é nestes termos que o caso foi apresentado por um antigo juiz de Direito à anterior procuradora-geral da República (PGR), Joana Marques Vidal, mas, apesar da sua magnitude, ficou sem resposta ou qualquer diligência conhecida até aos dias de hoje.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.