Maria João Pires, a mais internacional e reputada das pianistas portuguesas, receberá a distinção das mãos do Presidente da República, Marcelo Recebo de Sousa.
A pianista Maria João Pires vai ser distinguida, em setembro, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, anunciou o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado em Escalos de Baixo, Castelo Branco.
O anúncio foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de atribuição da Medalha de Mérito Cultural à pianista, que aconteceu no sábado no Centro Belgais para o Estudo das Artes.
"A condecoração hoje entregue foi pelo Governo, e para não haver sobreposição de condecorações será entregue a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que já lhe comuniquei e ela [Maria João Pires] aceitou", afirmou o chefe de Estado, adiantando que a entrega irá acontecer a 15 de setembro no mesmo local da cerimónia de hoje.
Maria João Pires receberá a distinção das mãos de Marcelo Recebo de Sousa aquando da ida a Belgais "do corpo diplomático acreditado em Lisboa".
"Com a presença de todos em embaixadores dos vários países com os quais temos relações diplomáticas, será assinalada a projeção de Maria João Pires no mundo, que esse é o objetivo, a projeção dela, como ela diz, para o futuro no mundo", afirmou o chefe de Estado.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, atribuiu no sábado a Medalha de Mérito Cultural à pianista Maria João Pires, destacando o seu "serviço de exceção" na divulgação cultural e a sua "entrega à música".
A pianista afirmou não saber se mereceu no passado a Medalha de Mérito Cultural, mas prometeu tudo fazer para a merecer no futuro.
"Quero agradecer esta medalha [Mérito Cultural], mas queria agradecer-lhe a medalha para o futuro. Eu não sei se a mereci no passado, mas vou fazer tudo o que posso para a merecer no futuro", afirmou a pianista portuguesa.
Maria João Pires, de 74 anos, criou em 1999 o Centro Belgais para o Estudo das Artes, em Escalos de Baixo, Castelo Branco, um projeto educativo, pedagógico e cultural, com impacto na região, que chegou a ter o apoio do Ministério da Educação. Dez anos depois, em 2009, o centro encerrou alegando na altura uma "difícil situação económico-financeira".
No ano passado, o projeto foi renovado e reativado como Centro de Artes de Belgais, disponibilizando e retiros musicais, espaço para atuações e oficinas de música. Há ainda uma valência de alojamento e de produção de azeite, como se lê na página oficial.
Maria João Pires nasceu em Lisboa, a 23 de julho de 1944. É a mais internacional e reputada das pianistas portuguesas, com um percurso artístico que remonta a finais dos anos 1940, quando se apresentou pela primeira vez em público, aos quatro anos.
Entre os prémios conquistados pelo talento artístico contam-se o primeiro prémio do concurso internacional Beethoven (1970), o prémio do Conselho Internacional da Música, pertencente à UNESCO (1970), e o Prémio Pessoa (1989).
Maria João Pires vai ser distinguida com Grã Cruz da Ordem do Infante D.Henrique
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.