Sábado – Pense por si

Maria Inácia Rezola substitui Pedro Adão e Silva como comissária das comemorações do 25 de Abril

A investigadora vai substituir o comentador que assumiu a pasta do Ministério da Cultura no novo Governo socialista.

Pedro Adão e Silva vai ser substituído por Maria Inácia Rezola. A investigadora é a nova comissária executiva das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril,avança a TSF

Duarte Roriz

A investigadora do Instituto de História Contemporânea da Nova e professora da Escola Superior de Comunicação Social vai estar à frente das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, que se assinalam em 2024, e que começaram no dia 23 de março, véspera do dia em que Portugal viveu mais tempo em democracia do que em ditadura.

A decisão foi aprovada esta manhã em Conselho de Ministros, que decretou também que as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril passam a estar sob tutela do Ministério da Cultura.

Nascida em Leiria, em 1967, Maria Inácia Rezola y Palacios Clemente é licenciada, mestre e doutorada em História, na especialidade de História Institucional e Política Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, com uma tese intitulada "Os Militares na Revolução de Abril. O Conselho da Revolução e a Transição para a Democracia em Portugal" (2004).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.