Sábado – Pense por si

Marco António Costa: A ascensão do homem que controla o aparelho do PSD

Vítor Matos 24 de junho de 2015 às 18:36

É a peça mais importante na definição do próximo líder do PSD. Recentemente, foi alvo de uma queixa à PGR a sugerir que pratica tráfico de influências

O homem-forte do Porto estava a chocar uma pneumonia. Pedro Passos Coelho já tinha tomado posse como primeiro-ministro quando jantou com Marco António Costa, na última semana de 2011, e o convidou para secretário de Estado da Segurança Social. Nos dias seguintes, os sintomas agravaram-se. O líder da maior distrital do PSD caiu de cama, e foi nesse estado que ouviu Luís Marques Mendes, no dia de S. João, anunciar na TVI24 que ele ia para o Governo. Na tomada de posse continuava doente. Faria os primeiros dois meses de mandato como secretário de Estado da Segurança Social, a arrastar os pulmões pelos corredores do Ministério liderado por Luís Pedro Mota Soares, do CDS. No pino do Verão, as ordens eram: não ligar o ar condicionado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.