Sábado – Pense por si

Marcelo envia Lei dos Metadados para o Tribunal Constitucional

Leonor Riso
Leonor Riso 06 de novembro de 2023 às 19:29
As mais lidas

O Presidente da República decidiu submeter o decreto a fiscalização preventiva da constitucionalidade.

O Presidente da República enviou o decreto da lei dos metatados para o Tribunal Constitucional, de forma a submetê-lo a fiscalização preventiva da constitucionalidade.

O diploma da Assembleia da República regula o acesso aos metadados no âmbito da investigação criminal.

Marcelo diz fazê-lo por "razões de certeza jurídica" e recorda terem sido referidas duas normas inconstitucionais: uma por "permitir uma recolha indiscriminada de dados de tráfego" e outra por "não prever a notificação ao visado de que os dados conservados foram acedidos pelas autoridades de investigação criminal".

"O tribunal afirmou então que a recolha indiscriminada destes dados violaria, só por si, o princípio da proporcionalidade, perdendo relevância a apreciação dos demais elementos, entre os quais o prazo", recorda Marcelo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.