Sábado – Pense por si

Marcelo envia Lei dos Metadados para o Tribunal Constitucional

Leonor Riso
Leonor Riso 06 de novembro de 2023 às 19:29
As mais lidas

O Presidente da República decidiu submeter o decreto a fiscalização preventiva da constitucionalidade.

O Presidente da República enviou o decreto da lei dos metatados para o Tribunal Constitucional, de forma a submetê-lo a fiscalização preventiva da constitucionalidade.

O diploma da Assembleia da República regula o acesso aos metadados no âmbito da investigação criminal.

Marcelo diz fazê-lo por "razões de certeza jurídica" e recorda terem sido referidas duas normas inconstitucionais: uma por "permitir uma recolha indiscriminada de dados de tráfego" e outra por "não prever a notificação ao visado de que os dados conservados foram acedidos pelas autoridades de investigação criminal".

"O tribunal afirmou então que a recolha indiscriminada destes dados violaria, só por si, o princípio da proporcionalidade, perdendo relevância a apreciação dos demais elementos, entre os quais o prazo", recorda Marcelo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.