Polícias estão concentrados em frente à direção nacional da PSP e vão seguir para o Ministério da Administração Interna, onde vão entregar um caderno reivindicativo.
Mais de uma centena de polícias protestam esta quinta-feira em Lisboa para exigir salários mais altos, revisão dos suplementos e o fim das restrições à entrada na pré-aposentação, pedindo para que “não continuem a ser discriminados negativamente”.
Protesto de polícias em Lisboa JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
O protesto é organizado pelo Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP), o segundo maior sindicato da PSP, mas vai contar com outras estruturas sindicais da polícia, designadamente o Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol), o Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP), a Associação Sindical Autónoma de Polícia (Asapol) e o Sindicato de Polícia Pela Ordem e Liberdade (SPPOL), os dois últimos sem direito a negociação com o Governo por falta de representatividade.
Os polícias estão concentrados em frente à direção nacional da PSP, seguindo a partir das 18h00 para o Ministério da Administração Interna (MAI), onde vão entregar um caderno reivindicativo.
No MAI vão juntar-se aos policias elementos da Associação Nacional dos Oficiais da Guarda (ANOG), que pela primeira vez participa num protesto.
Gilberto Alves, presidente adjunto do SPP, disse à Lusa que o protesto tem “três pontos fundamentais”, designadamente o ordenado base, os suplementos, que não são revistos desde 2010, e pré-aposentação.
“O Governo está a travar a saída dos policias para a pré-aposentação”, afirmou Gilberto Alves, lamentando que estes temas não estejam incluídos no Orçamento do Estado para 2026 e que a ministra ainda “não tenha falado sobre este problema”.
Tiago Fernandes, vice-presidente do Sinapol, disse à Lusa que o sindicato está presente neste protesto por ser altura “de sair à rua para instar o Governo a iniciar negociações e não conversações”.
Para o dirigente do Sinapol, o Governo já devia ter entregado um documento aos sindicatos com uma proposta sobre o que pretende para a polícia.
Mais de uma centena de polícias protestam em Lisboa para exigir melhores salários
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A propósito das tolices que se disseram em torno da visita de Ronaldo a Trump, lembrei-me de uma de muitas letras geniais de Chico Buarque: “Geni e o Zepelim”.
A literacia mediática e digital da maior parte da população não lhe permite saber que os seus dados são usados e para quê, menos ainda que as fotos que inocentemente publica são transformadas em lições para melhorar a inteligência artificial.