NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Fogo lavra perto de aldeias. Está a ser combatido por grande dispositivo.
Três incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município de Vila de Rei, e os outros dois na Sertã estão em curso, mobilizando mais de 400 operacionais e 15 meios aéreos.
De acordo com a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) às 18h16, o incêndio que eclodiu às 14:47 na localidade de Rolã, freguesia de Cernanche do Bonjardim, Nesperal e Palhais, no concelho da Sertã, está a ser combatido por 208 operacionais, apoiados por 54 viaturas e oito meios aéreos.
Três minutos mais tarde, às 14:50, em Fundada, Vila de Rei, eclodiu outro incêndio, igualmente em povoamento florestal, que congrega no combate às chamas 216 operacionais, 62 viaturas e 4 meios aéreos.
Em Ermida e Figueiredo, um incêndio que começou às 16:16 em Cruz do Fundão é combatido por 36 operacionais e onze meios terrestres.
As chamas estão a lavrar junto a casas e já foram evacuadas aldeias na Sertã: Cardiga e Granja. A praia fluvial de Bostelim, em Vila de Rei, também foi evacuada.
O vice-presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César, explicou à agência Lusa que o facto de várias autocaravanas utilizarem aquele local, poderia criar uma situação de pânico numa eventual necessidade de operações mais intensivas naquele local.
Além disso, disse o autarca, o fumo também contribuiu para a evacuação daquele espaço de lazer.
A estrada nacional 2 (EN2), entre Vila de Rei e Sertã, nas proximidades da Cumeada, está cortada ao trânsito devido ao incêndio.
"Não se passa mesmo. Até há meios operacionais que não conseguem passar", disse.
O vice-presidente disse também que três aldeias estão próximas das chamas e em "perigo", nomeadamente Monte Novo, Fouto e Relva do Boi.
A carregar o vídeo ...
Incêndio perto de aldeias nos concelhos vizinhos de Vila de Rei e Sertã
Mais de 400 operacionais e 15 meios aéreos combatem chamas em Castelo Branco
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.