Sábado – Pense por si

Madrasta de Valentina pode pedir que bebé fique na prisão

SÁBADO
SÁBADO 20 de maio de 2020 às 07:15

Márcia tem possibilidade de pedir que filha de 7 meses a acompanhe na cadeia de Tires. Presunção de inocência faz com que qualquer decisão da tutela das crianças seja provisória.

Márcia, a madrasta de Valentina - a menina de 9 anos assassinada pelo pai em Peniche, num crime encoberto por aquela -, pode pedir que a filha mais nova, de sete meses, vá para a cadeia de Tires. A prisão tem capacidade para acolher crianças até aos três anos, mas a decisão deverá ficar nas mãos de um juiz do Tribunal de Menores e Família, depois de receber o processo da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. A situação, como alguns magistrados explicaram ao Correio da Manhã, está longe de ser líquida. Para já, a presunção de inocência faz com que qualquer decisão da tutela das crianças seja provisória. Também não há suspeitas de maus-tratos às duas filhas menores (a outra tem 4 anos), o que abona a favor de Márcia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.