Sábado – Pense por si

Maçonaria: Guerra Interna ao rubro em ano eleitoral

Fernando Esteves
Fernando Esteves 26 de junho de 2016 às 09:01

Rui Paulo Figueiredo, amigo e ex-colaborador de José Sócrates, lança-se às canelas de Júlio Meirinhos, grão-mestre da GLLP. A guerra pela sucessão começou

Em ano de eleições internas, o ambiente na Grande Loja Legal de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal (GLLP/GLRP), um dos dois maiores ramos da maçonaria em Portugal, está ao rubro. De um lado, os apoiantes do actual grão-mestre, o socialista Júlio Meirinhos. Do outro lado da barricada está outro socialista, este próximo do ex-primeiro-ministro José Sócrates. Trata-se de Rui Paulo Figueiredo, que ficou célebre depois de ter sido acusado pela Presidência da República de, na qualidade de membro do gabinete de José Sócrates, ter "espiado" Cavaco Silva durante uma visita que o agora ex-Presidente da República realizou à Madeira em 2008.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.