NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Luísa Meireles explica que a única citação utilizada de Gouveia e Melo é retirada do excerto do livro "Gouveia e Melo- As razões".
A diretora da Lusa, Luísa Meireles, abordou esta terça-feira em entrevista ao NOW, a polémica com o candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo que tem assombrado a agência noticiosa nacional nos últimos dias.
A carregar o vídeo ...
'A Lusa fez uma interpretação limpa e honesta', garante direção
"Foi uma interpretação abusiva", diz a jornalista, "a Lusa quando faz a notícia tem apenas um excerto [do livro], é uma constatação". "A Lusa atuou limpa e honestamente", acrescentou, defendendo que a agência não afirma que Gouveia e Melo diz que foi a tomada de posição de Marcelo para travar a sua candidatura que o leva a entrar na corrida para Belém, mas que cita apenas o artigo do Expresso.
A diretora explica ainda que a única citação utilizada de Gouveia e Melo é retirada do excerto do livro em questão "Gouveia e Melo- As razões", onde o candidato diz: "foi esse artigo [do Expresso] que me fez definir o rumo. Porque quando o li, fiquei mesmo danado".
"A Lusa constatou e fez a sua interpretação", defende Luísa Meireles, "enquanto jornalista que todas as interpretações são legítimas". "Nós não dizemos que ele disse que foi por causa de Marcelo, dizemos que é este artigo que o faz mudar de rumo", explica.
No domingo de manhã a Lusa publicou um artigo a relatar que o candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo decidiu avançar para Belém depois de ter lido uma notícia do jornal Expresso onde é noticiado que Marcelo Rebelo de Sousa tinha como objetivo travar a sua candidatura através da sua recondução como chefe de Armada.
No dia seguinte o Almirante acusou a agência de ter feito uma notícia falsa e de ter manipulado as suas declarações. A Direção de Informação da Lusa rejeitou imediatamente as acusações da falsidade da notícia, manteve a notícia e repudiou "que a agência contribua para a desinformação e tenha manipulado declarações de Henrique Gouveia e Melo, como refere a candidatura".
"Lusa atuou limpa e honestamente": Diretora da agência sobre polémica com Gouveia e Melo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A propósito da notícia recente, terrível, assustadora: “Web Summit alerta para falta de 'slots' para jatos privados em Lisboa e desvia alguns aviões para Espanha.” Este alerta da web summit, (ligaram as sirenes?) no meio de tanta dificuldade económica de tanta gente, é assombroso.
Ainda acham que a receita com que deixaram dois partidos moribundos é que deve guiar quem venha apanhar os cacos. A humildade em política anda muito subvalorizada.
André Ventura, à nossa escala, é um sucesso de bilheteira – e as televisões sabem disso. Razão pela qual o abominam (em directo) e o adoram (em privado) porque the show must go on.