Sábado – Pense por si

Linha 112 nos Açores recebe 70% de chamadas falsas

Segundo dados da Proteção Civil dos Açores, em 2019 foram feitas 34 mil chamadas reais para o 112 no arquipélago.

Cerca de 70% das chamadas feitas para o 112 nos Açores são falsas, o que levou esta terça-feira a secretária regional da Saúde a apelar ao uso da linha apenas em situações reais de emergência.

"Deixo aqui dois apelos: primeiro, vamos acabar com as chamadas falsas para o 112, pois têm como consequência o desperdício de meios essenciais ao socorro da população. Segundo, quando telefonarem para o 112, forneçam toda a informação que vos é pedida e cooperem na realização das ações que os profissionais de saúde solicitarem. Essas ações poderão salvar vidas", avançou Teresa Machado Luciano.

A secretária regional da Saúde, que tutela a área da Proteção Civil nos Açores, falava, em Angra do Heroísmo, na abertura de uma conferência que assinalou o arranque das comemorações do 40.º aniversário da criação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA). Segundo dados da Proteção Civil dos Açores, em 2019 foram feitas 34 mil chamadas reais para o 112 no arquipélago.

As chamadas falsas não são registadas, mas o serviço estima que sejam "três a quatro vezes" superiores ao número de chamadas reais. No Dia Europeu do 112, o presidente do SRPCBA, Carlos Neves, apelou também à calma e à colaboração de quem liga para o número de emergência.

"O que acontece muitas vezes é que as pessoas devido à aflição por terem um familiar próximo a necessitar de auxílio perdem um pouco a calma, portanto o apelo que eu faço é que escutem as recomendações, respondam às perguntas, tentem dar o máximo de informação possível, porque só com o máximo de informação é que se pode fazer uma correta triagem e mandar o meio adequado e com a rapidez necessária para proceder ao socorro", apontou.

Carlos Neves garantiu, por outro lado, que houve um reforço de meios da Polícia de Segurança Pública (PSP), que faz a triagem das chamadas, numa primeira fase, no Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

"Desde o final do ano passado a situação melhorou, o número de agentes que a PSP colocou ao atendimento à linha 112 melhorou. Têm sempre no mínimo dois, e por vezes três, agentes por turno e quando nós sabemos de situações de previsível mau tempo temos um bom contacto com a PSP, que aumenta o número de agentes disponíveis", apontou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.