NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
"(...) Tivemos um comunicado que é também, na minha opinião, uma peça lamentável. Porque, na realidade, esperaria coragem da parte do senhor primeiro-ministro para assumir aquele comunicado", afirmou Pedro Nuno Santos.
O líder do PS disse hoje, em Mirandela, que lamenta que o primeiro-ministro não tenha tido coragem para assumir o comunicado emitido esta tarde, em que foram divulgados clientes da empresa da família de Luís Montenegro.
ANTÓNIO COTRIM/LUSA
"Não foi conhecida a lista dos clientes, foram conhecidos alguns. É como que se estivéssemos a conta-gotas. (...) Não sabemos, sobretudo, aquilo que foi feito e o que é feito para justificar as avenças (...)", começou por considerar Pedro Nuno Santos aos jornalistas à chegada para visitar a Feira da Alheira no distrito de Bragança.
"(...) Tivemos um comunicado que é também, na minha opinião, uma peça lamentável. Porque, na realidade, esperaria coragem da parte do senhor primeiro-ministro para assumir aquele comunicado", afirmou.
Para o secretário-geral do PS, quem angariou as empresas clientes foi Luís Montenegro, "e não nenhum dos seus familiares, nem nenhum jovem jurista, nem nenhuma jovem advogada" e é por causa do primeiro-ministro que elas mantêm o vínculo laboral.
A Spinumviva, empresa detida pela mulher e pelos filhos do primeiro-ministro, divulgou hoje os nomes dos seus clientes, os ramos de atividade e os nomes dos seus trabalhadores.
"As empresas que mantêm um vínculo permanente com a consultora Spinumviva, Lda, na área da implementação e desenvolvimento de planos de ação no âmbito da aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados são: Lopes Barata, Consultoria e Gestão, Lda; CLIP - Colégio Luso Internacional do Porto, SA; FERPINTA, SA; Solverde, SA; Radio Popular, SA.", lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.
No dia em que o semanárioExpressonoticiou a ligação da Solverde, que gere os casinos de Espinho, à empresa que foi detida pelo primeiro-ministro, a Spinumviva justifica a divulgação das suas relações comerciais e ramos de atividade com a "defesa do seu bom nome e, sobretudo, de todos os seus clientes".
Através "colaboradores qualificados", a empresa indica os 25 ramos de atividade em que prestou serviços e divulga os nomes dos seus dois colaboradores, a advogada Inês Patrícia e o jurista André Costa, são ambos licenciados em Direito e colaboram com a Spinumviva desde 2022.
Perguntado pelos jornalistas sobre qual seria o sentido de voto numa eventual apresentação de proposta junto do Parlamento de uma moção de confiança a Luís Montenegro, Pedro Nuno Santos considerou que tal seria uma "provocação a todos os partidos".
"(...)Quanto muito, uma moção de confiança junto do próprio Partido Social-Democrata (PSD)", considerou o secretário-geral do PS.
"(...) Disse no parlamento que, se este Governo apresentasse uma moção de confiança, obviamente que seria chumbada pelo PS. E não só por causa deste caso, que é suficientemente grave. Temos neste momento falhas gravíssimas numa das áreas mais importantes da nossa vida, que é a saúde", rematou o dirigente.
O primeiro-ministro anunciou hoje ter convocado um Conselho de Ministros extraordinário para sábado e uma comunicação ao país sobre decisões pessoais e políticas acerca da empresa detida atualmente pela sua mulher e os seus filhos.
"Amanhã [sábado] às 20:00 horas comunicarei ao país as minhas decisões pessoais e políticas sobre esta matéria para que o Governo possa governar, concentrar toda a sua atenção, toda a sua disponibilidade, a servir o interesse do país e dos portugueses", referiu no Porto.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.