Sábado – Pense por si

Líder da Resistência Nacional pertence ao Chega

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 20 de agosto de 2020 às 15:45

Líderes de movimento suspeito de ameaçar deputadas de morte são dissidentes do grupo neonazi Nova Ordem Social, de Mário Machado, e um deles é militante ativo do Chega.

Quando Mamadou Ba se sentou à mesa para jantar com amigos no dia 12 de agosto,tinha na caixa de entrada do email uma ameaça de morte por ler. Teve de ser um telefonema a meio do jantar a alertá-lo da situação: "Uma das pessoas visadas ligou-me a avisar do email. Eu disse: 'Estou sempre a receber ameaças, qual é o problema?' Ele respondeu: 'Esta ameaça vem com um prazo.' Não quis estragar o meu jantar, claro, mas depois fui logo lê-lo às 21:00 e tal da noite", relatou o dirigente do SOS Racismo à SÁBADO. O email não poderia ser mais direto (e num mau português): "Foi atribuído um prazo de 48 horas para os dirigentes antifascistas e anti-racistas incluídos nesta lista, para rescindirem das suas funções políticas e deixarem o território português." Mamadou Ba é um dos dez destinatários da mensagem, também enviada às deputadas Mariana Mortágua, Beatriz Gomes Dias (ambas do Bloco de Esquerda) e a Joacine Katar Moreira (não inscrita). 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.