Sábado – Pense por si

Levantada proibição de banhos na praia do Alemão

A proibição de ida a banhos na praia, em Portimão, foi levantada após as análises realizadas não terem detetado excesso de coliformes fecais na água.

A proibição de ida a banhos napraia do Alemão, em Portimão, foi esta quarta-feira de manhã levantada, após as análises realizadas não terem detetado excesso de coliformes fecais na água, disse à Lusa fonte da Autoridade Marítima.

As análises microbiológicas realizadas após uma nova colheita de água, na terça-feira, indicam que já há condições de segurança para ir a banhos, razão pela qual a bandeira verde foi novamente hasteada naquelapraiado barlavento algarvio (no distrito de Faro).

Os banhos de mar tinham sido proibidos e a bandeira vermelha hasteada na praia do Alemão na manhã de terça-feira, depois de terem sido detetados, nas análises realizadas à água, parâmetros elevados dabactéria E.Coli, que pode causar infeções gastrointestinais.

A proibição naquela praia, conhecida como praia do Alemão mas cujo nome oficial é praia do Barranco das Canas, é a segunda decretada em praias algarvias no espaço de duas semanas, depois de no dia 13 terem sido proibidos os banhos na praia de Faro pelo mesmo motivo.

A situação está a ser monitorizada em permanência pela Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, organismo integrado na Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Os valores máximos permitidos por lei referem-se à bactéria 'Escherichia colie Enterococus intestinais', vulgarmente conhecida por E.Coli, o que indica uma contaminação por elevada concentração de coliformes fecais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.